top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Atingidos pelas enchentes em Eldorado do Sul protestam por moradias

Imagem: Camila Cunha/ Correio do Povo.

Moradores do bairro Picada, em Eldorado do Sul, protestaram pacificamente na manhã desta segunda-feira (24) na entrada da BR-290 que dá acesso à Ilha da Pintada, em busca de respostas para o programa de Compra Assistida, que, segundo eles, contemplou pouquíssimas famílias até o momento. Afetados pela enchente de maio, eles alegam que não têm respostas da Prefeitura, e que o governo federal não cumpre as promessas de disponibilizar recursos para a aquisição de residências.


Com faixas e palavras de ordem, eles permaneceram na lateral da via, sem bloqueios. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou os manifestantes. “Cansamos que o governo federal e a Prefeitura prometa as casas depois das enchentes de maio, e não cumpram. Por isso, decidimos nos juntar e fazer este manifesto pacífico para resolver que o Ministério Público Federal (MPF) fale conosco. Em Porto Alegre, a situação está mais avançada. Aqui, acreditamos que a demora é culpa da Prefeitura mesmo”, disse a autônoma Vanessa Chaves Rodrigues, uma das lideranças da manifestação.


Ela disse ter deixado Eldorado do Sul e que está morando em Cachoeirinha, com sua filha de oito anos. O mecânico de refrigeração Cleiton Rodrigues reforçou o desejo dos moradores em obter o Compra Assistida, a fim de poderem escolher onde irão morar. “O governo federal e a Prefeitura não vieram fazer uma audiência com o povo, porque parece que a opinião da população não lhes importa. Eldorado do Sul foi uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Lutamos por um direito que é nosso. Ainda há gente em abrigos desde a enchente de setembro do ano passado”, comentou ele.


Na Ilha das Flores, em Porto Alegre, também houve uma mobilização, em que cerca de 40 pessoas se reuniram para discutir como fariam protesto similar, mas logo se desmobilizaram. Em ambos os casos, os manifestantes disseram aguardar o resultado de uma reunião a partir das 15h, na sede da Secretaria para Apoio à Reconstrução do RS, na Capital, com participação dos órgãos e da Caixa Econômica Federal.


Inicialmente, estavam previstos ao menos cinco grandes protestos no período da manhã, quatro deles em Porto Alegre, na vila Farrapos, bairro Sarandi, avenida Farrapos e região do Arquipélago, além de Eldorado. No entanto, as demais mobilizações foram frustradas. Procurada, a Prefeitura de Eldorado do Sul disse que o município abriu o cadastramento de famílias atingidas pelas cheias, tanto on-line quanto presencial.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Comentarios


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page