top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

As causas históricas que levaram Heliomar Franco até o Paço Municipal - parte 1


A eleição de Heliomar Franco e Regina Caetano para governarem São Leopoldo não é algo que aconteceu por acaso. No caso da vice-prefeita, até se pode dizer que as constelações se ajustaram para ela de maneira quase inédita em eleições da cidade. Ela estava lá, na hora certa, no lugar e como a pessoa certa para o exato momento e contexto eleitoral tão singular que tivemos nesta eleição. Literalmente, no que se refere a vida política, a vice-prefeita é uma iluminada como poucos ou poucas. Mas vamos voltar ao prefeito.


Candidato majoritário nas três últimas eleições, duas como candidato a prefeito e outra como vice, o agora prefeito foi construindo uma base política aproveitando o vazio no surgimento de lideranças em São Leopoldo. Tivemos em quase meio século apenas três grandes lideranças políticas consolidadas e confirmadas pelas urnas. Juntos, Olímpio Albrecht, Waldir Schmidt e Ary Vanazzi, tiveram sob suas tutelas 10 mandatos de prefeito. Ainda pode ser considerada a eleição de Ronaldo Ribas, que foi diretamente beneficiado pela grandeza política de Waldir Schmidt, que literalmente o colocou embaixo do braço e o elegeu. E o fato comum entre esses grandes personagens da política leopoldense é a semelhança e "fracasso" para prepararem sucessores políticos.


Os três, por sua grandeza e estilo político, não deixaram se criar personagens políticos com suas envergaduras. E neste "vácuo" no surgimento de novas lideranças fortes e consolidadas, surge a figura de Heliomar Franco, que ocupou o espaço. Algo semelhante aconteceu com Anibal Moacir da Silva, que teve seu protagonismo político abreviado pela tragédia chamada "Senhores da Excelência em Gestão". Pelo histórico da construção de sua chegada na prefeitura e por seu perfil pessoal, Heliomar Franco não vai repetir tamanha imprudência política e administrativa.


O fenômeno leopoldense que assemelha suas três grandes lideranças políticas das últimas décadas – Olímpio, Waldir e Vanazzi –, mesmo com suas diferenças ideológicas e de condução em suas administrações, é algo para ser estudado pela Ciência Política. Mas a história política leopoldense fez deste roteiro o destino político de Heliomar Franco e a confirmação foi o resultado das Eleições Municipais de 6 de outubro de 2024.


Da redação do wwww.startcomunicaçaosl.com.br/ Por Bado Jacoby

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page