Anvisa libera uso da CoronaVac em crianças de três a cinco anos
- Andressa Deuner
- 14 de jul. de 2022
- 1 min de leitura

Por unanimidade, os cinco diretores da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças de três a cinco anos. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária na tarde desta quarta-feira (13), na qual foram apresentados resultados de quatro estudos do uso do imunizante na faixa etária agora autorizada. A CoronaVac já é usada no público a partir dos seis anos.
Após a apresentação dos especialistas externos, profissionais da área técnica da Anvisa falaram sobre pesquisas do imunizante e deram parecer favorável à aplicação em crianças de três a cinco anos. "A totalidade das evidências científicas disponíveis sugere que há indicativos de benefícios a para utilização da vacina na população pediátrica", diz o material divulgado na reunião. Por fim, os diretores da Anvisa votaram e aprovaram a liberação da CoronaVac para o grupo etário.
De acordo com a agência, a CoronaVac destinada às crianças terá a mesma fórmula daquelas já aplicadas em adultos. Além disso, o esquema vacinal do público será em duas doses, com intervalo de 28 dias entre elas. Por fim, a Anvisa informou que o imunizante não deve ser aplicado em crianças imunossuprimidas (com imunidade baixa), pois ainda são necessários dados e pesquisas sobre o efeito em indivíduos desse grupo.
Com a autorização de hoje, a projeção é que mais de 5,9 milhões de crianças de três a cinco estejam aptas a se imunizar contra a covid-19 no Brasil, sendo cerca de 420 mil no Rio Grande do Sul.
Fonte: GZH
Comments