No sábado, dia 27 de novembro, aconteceu mais uma edição da Feira de Adoção organizada pela SEMPA (Secretaria de Proteção Animal). A feira, na qual são levados animais de diversos portes e idades, contou com 11 cães e oito felinos.
O secretário da Sempa, Walter Verbist contou um pouco sobre como a feira é organizada. “Hoje é mais um espaço de adoção do Canil Municipal de São Leopoldo, gerido pela Secretaria de Proteção Animal. Desta vez trouxemos 11 cães e oito gatos para a adoção. A feira foi um sucesso! Conseguimos a adoção de 12 animais, sete cães e cinco gatos, pois é muito difícil conseguir adotar animais adultos, resgatados das ruas por algum tipo de ferimento ou mesmo por maus tratos, então as pessoas normalmente preferem filhotes. Na feira procuramos trazer, na maioria, animais adultos. A gente sempre tenta convencer ou mostrar para as pessoas a importância que é a adoção responsável, inclusive de animais já adultos. Além das pessoas ajudarem o canil adotando um animal, elas também podem fazer doações durante o evento. Segundo o secretário, a Sempa aceita doações de ração, telhas, cimento, areia e ferro. “Usamos os materiais de construção para formar o canil municipal. Quanto à ração, nós temos uma licitação. Então, toda doação do produto que nós recebemos é repassada para protetores ou criadores de cães que estão enfrentando dificuldades financeiras”, afirma.
Enquanto a equipe da Start fazia a cobertura do evento, quatro cães e quatro gatos saíram de lá com um novo lar para chamar de seu. Estes eventos sempre são consideramos um sucesso pelos protetores dos animais, pois, além de conseguirem que eles encontrem a proteção, também conseguem arrecadar dinheiro para ajudar outros que necessitam de ajuda. Adotar um animal é fácil, mas a pessoa deve saber que cuidá-lo no dia a dia requer responsabilidade e muito carinho. "Todos os meses nós fazemos um espaço de adoção, a princípio uma vez por mês. As pessoas para virem adotar precisam trazer um comprovante de residência, um documento de identidade, passar por uma breve entrevista, pois precisamos saber como é a casa que a pessoa mora, se é apartamento, se ela é cercada, etc. Temos que orientar sobre o comportamento do animal e a adaptação. A família vai ter que se adaptar com o animal e o animal com a família. Tem todo um período de adaptação para que não haja devolução desses cães”, conta Walter.
Durante a semana também são feitas doações. Para isso o contato deve ser feito pelo número 51 3592-9981, das 9h às 14h, que será agendado um horário para visita no canil. “Nós escolhemos o tipo de animal que a pessoa está interessada, separamos alguns animais do canil que se caracterizam em cima do que a pessoa passou. Temos que deixar bem claro: o canil não é um local de visitação pública. Os cachorros ficam muito estressados e começam a brigar entre eles, então a visita é direcionada para aqueles animais que estão aptos à adoção”, explica Walter.
Se você quiser ajudar esses animais, mas não pode adotar no momento, a Sempa aceita a ajuda de voluntários para passear, dar banho e também auxiliar nas feiras de adoção organizadas pela secretaria. Para mais informações, acesse a página da Sempa no Facebook ou vá até a sede da Secretaria, que fica na Rua Lindolfo Collor, nº 1340.
Por Andressa Deuner
Comments