A diretora de fotografia Halyna Hutchins, morreu nesta quarta-feira, 21, durante as gravações do filme Rust, no Novo México, nos Estados Unidos. Conforme informações da polícia local, o ator Alec Baldwin disparou acidentalmente a arma de fogo no set sem saber que o objeto estava carregado. O diretor do filme Joel Souza, 48, ficou ferido.
Ainda de acordo com as autoridades policiais, a cena contemplava o uso de uma pistola de apoio quando foi disparada. "Nós estamos tentando determinar que tipo de projétil foi usado na arma de fogo", afirmou o representante da polícia local.
Nenhuma pessoa foi presa na ocasião, mas uma investigação foi aberta para apurar o caso.
"A produção foi interrompida por agora. A segurança do nosso elenco e da nossa equipe é nossa maior prioridade", informou a equipe de Baldwin à imprensa norte-americana. O ator também é coprodutor do filme.
Hutchins foi levada em um helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos. Souza foi atendido em uma unidade médica de Santa Fé e foi liberado.
"O Sr. Baldwin foi interrogado por detetives. Ele deu declarações e respondeu às perguntas. O ator veio voluntariamente e deixou o prédio depois que o interrogatório acabou", relatou um porta-voz do Departamento do Xerife do Condado de Santa Fé.
O ator de 63 anos foi "visto chorando" por um repórter do jornal Santa Fé Novo Mexicano que publicou uma foto que o mostra em estado de choque, na beira de uma rodovia próxima ao departamento da polícia.
"Todo o elenco e equipe [do filme] estão absolutamente devastados pela tragédia de hoje e queremos transmitir nossas mais profundas condolências à família e aos entes queridos de Halyna", disse um porta-voz da produção em um comunicado.
O acidente é similar ao que matou o ator Brandon Lee durante as gravações de um filme em 1993, após o disparo de uma arma de fogo carregada incorretamente.
Produção independente, Rust conta a história de um adolescente de 13 anos que é procurado após o assassinato acidental de um fazendeiro. As gravações foram iniciadas em outubro e estavam programadas para seguirem até novembro. O elenco conta ainda com a atriz britânica Frances Fisher, conhecida por seu papel como Ruth DeWitt Bukater, a mãe de Rose (Kate Winslet) no filme Titanic.
Baldwin é conhecido por atuar na TV norte-americana desde 1980. Ele chegou a receber um Emmy pela participação no programa de comédia Saturday Night Live, em que interpretava o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Entenda como funciona a arma utilizada
Segundo informações da polícia, o disparo que tirou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins, nessa quinta-feira (21/10), foi feito pelo partir de uma arma cenográfica. O porta-voz do ator Alec Baldwin, que manuseava a arma do momento da tragédia, disse à Fox que “um acidente envolvendo uma falha de ignição” da arma “de mentira”, utilizada nas gravações de Rust, teria causado o acidente, que ainda feriu o diretor Joel Souza.
As armas cenográficas ou ou “prop guns”, como também são conhecidas, são populares em Hollywood mas alvo de várias polêmicas. Elas costumam ser reais e contam com um certificado especial para serem utilizadas pelos estúdios. A diferença é que, em vez de ser carregada com um cartucho com pólvora, que sofre uma explosão e dispara o projétil, são utilizadas balas de festim, que reproduz o barulho do tiro, mas sem ferir ninguém.
Ainda assim, o arsenal é evitado no teatro, onde de fato são utilizadas replicas de arma. O objetivo é justamente evitar esse tipo de acidente, que apesar de raro, tirou a vida de Halyna nessa quinta e de Brandon Lee, filho de Bruce Lee, durante as gravações de O Corvo, em 1993.
A arma que matou Brandon havia sido utilizado com munição real durante a gravação de algumas cenas e parte de um projétil acabou ficando presa no cano do revólver. O detalhe acabou passando despercebido durante a limpeza e inspeção da arma, o que foi fatal. Ele acabou atingido pelo ator Michael Massee na barriga durante uma cena, foi levado para o hospital e morreu depois de 12 horas.
No caso da diretora de fotografia Halyna Hutchins, ainda não se sabe o que pode ter causado o disparo fatal. O caso está sendo investigado pela polícia.
Fonte: Terra e Metrópoles
Comments