Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do curso São Leopoldo - Memória e Patrimônio Cultural. O lançamento desta formação ocorreu na sexta-feira, dia 20 de agosto, na programação da V Semana do Patrimônio. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de setembro. Foram disponibilizadas 100 vagas ao público em geral. O curso é gratuito e será ministrado a distância, pela plataforma Moodle.
A live de lançamento foi veiculada pelo Facebook da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e contou com a participação do coordenador de Patrimônio Cultural da Secult, Joel Santana, a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Lisiani da Rosa, e a fotógrafa, egressa do curso, Giane Pereira. A mediação foi feita por Gabriela Mattia, da Secult. Os convidados apresentaram o funcionamento, estrutura e possibilidades oferecidas pelo curso.
De acordo com Joel Santana, o curso é realizado pela Secult e Smed. Esta edição será dividida em seis módulos que vão abordar temas como a cidade e história local, os dados gerais e origens de São Leopoldo; os símbolos e objetos da memória, localização dos monumentos; as artes visuais e culturas populares, biografia dos artistas, manifestações culturais pós-Estado Novo, a importância da arte para construção da cidade; a cidade, desenvolvimento e imigração, a Rua Grande, o Rio dos Sinos, inventário de São Leopoldo.
Para Joel Santana, o patrimônio culturas é uma alavanca para projetar o futuro e o curso traz a possibilidade de chegar a diferentes públicos. “É importante se apropriar de conhecimento e construir sentido para a cidade, projetar o patrimônio cultural como uma memória para o futuro”, destacou ressaltando que o curso tem como proposta pensar a cidade pelo olhar da cultura, da memória e do patrimônio cultural.
Lisiani da Rosa apresentou o funcionamento da plataforma Moodle, o ambiente virtual que será utilizado para o curso, como são oferecidos os cursos da Smed com esta ferramenta e a parceria com a Secult. A coordenadora destacou a importância do curso para a valorização da cidade.
A fotógrafa Giane Pereira participou da 3ª edição do curso realizada em 2020. Para ela foi muito importante, estava relacionado a sua pós-graduação. Giane destacou ainda que o curso pode ser para qualquer pessoa que tiver interesse em conhecer a cultura do município. “Quando a gente começa a conhecer as características da nossa cidade a gente vai conhecendo nosso próprio ser”, afirmou.
Álbum de Memória
Nesta edição da Semana foram feitas homenagens a trajetórias de pessoas que viveram e trilharam caminhos na área cultural de São Leopoldo. O álbum traz informações das biografias da arquiteta e urbanista Cora Casanova; a poetisa e professora da Unisinos, Mardilê Friedrich Fabre; e do carnavalesco, compositor, músico, sambista, Everton Bittencourt, conhecido como Tom Astral. A servidora municipal da Secult, Liana Weber Cardoso também foi homenageada com um vídeo. O conteúdo está disponível na página da Secult no facebook.
Informações
Curso São Leopoldo - Memória e Patrimônio Cultural
Período de inscrições: 20 de agosto a 17 de setembro
Inscrições: Pelo formulário.
Realização: Secult e Smed | PMSL
V Semana do Patrimônio
O lançamento da programação do aniversário de 45 anos do Museu do Trem será reagendado.
Fonte: Scom/PMSL
コメント