O Sarau do Rio abriu neste fim de semana sua nova temporada para 2024 com uma edição de dois dias, integrando as celebrações de 200 anos de São Leopoldo e Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Durante o evento, foi anunciado que, nesta nova temporada de 2024, serão realizadas quatro edições de dois dias.
O show principal de abertura do evento foi da dupla Sborniana, Hique Gomez e Simone Rassian, da Sbornia Kontr'atracka! Neste domingo (10), subiu ao palco Carlinhos Carneiro, cantando os sucessos dos 25 anos do Bidê o Balde.
Já o Museu do Rio foi palco para uma série de atividades, como apresentações de bandas, contação de histórias, feira criativa, gastronomia, teatro de rua e oficinas sobre história e meio ambiente. O Sarau do Rio agora é acessível a todos, contando com intérpretes de Libras, guia vidente e estrutura de acessibilidade física.
No evento, o prefeito Ary Vanazzi falou da sua satisfação em ver o Museu do Rio frequentado para a cultura. “Falando sobre cultura e história, é emocionante pensar no significado deste lugar, que foi o primeiro porto a receber os alemães e abrigou o primeiro prédio construído em São Leopoldo, em 1840. Esta casa foi o centro da navegação na região, por onde passava tudo o que era importante. Como professor de história, é gratificante ver o trabalho realizado aqui ao longo dos anos, como a recuperação deste prédio histórico. Estamos iniciando as atividades do Sarau do Rio do bicentenário ao lado deste marco histórico. É um processo de reflexão muito importante”, disse Vanazzi.
O secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, destacou a importância do local onde é realizado o Sarau. “Eu vejo que a característica marcante do público que frequenta o Sarau do Rio é a forte consciência ambiental, política e de defesa da cultura. Essa consciência é evidente na decisão de ocupar um espaço público que está sendo revitalizado, como o casarão que abriga a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Essa ação respeita a história bicentenária do local e demonstra respeito pelas pessoas e pela cultura. A conscientização ambiental também é um tema importante discutido no sarau, que sempre apresenta belíssimas atrações. A existência e a valorização da cultura, ciência, educação e meio ambiente na cidade são fruto de decisões políticas que respeitam a cultura e as pessoas, algo essencial para manter a cultura viva e relevante”, explicou Etter.
O consagrado artista Hique Gomez, da banda Sbornia Kontr'atracka!, contou o que achou do evento. “Espaços culturais como este são muito importantes, pois proporcionam acesso irrestrito às pessoas a um lugar de preservação, com prédios antigos e uma arquitetura histórica. O festival é uma oportunidade maravilhosa de apreciar espetáculos culturais de alto nível, realizados por artistas da região”, disse.
Tamires Schmitz, da tenda Casa Aroma, contou sobre sua experiência em participar da Feira Criativa do Sarau. “É muito legal, já participei de outras edições do Sarau no ano passado e sempre vejo uma movimentação interessante, reunindo muitas pessoas e trazendo eventos criativos, como teatro e apresentações de bandas. Isso é ótimo para a comunidade local”, contou a empreendedora.
Fonte: PMSL
Comments