top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Aberta a 25ª edição da Feira do Livro de Esteio

Com o tradicional gesto de tocar a sineta entre o público e pelo corredor dos livreiros, o poeta, escritor e compositor Alexandre Brito marcou a solenidade de abertura da 25ª Feira do Livro de Esteio no meio da tarde desta terça-feira (13). Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Secretaria Municipal de Educação (SME), a atividade segue até o próximo sábado (17) no Espaço de Eventos Rei Pelé (canteiro central da avenida Governador Ernesto Dorneles, bairro Santo Inácio).


Em sua fala no palco, pouco antes de acompanhar o patrono na sua missão, o prefeito Leonardo Pascoal destacou a importância da feira para a cidade e para a formação de novos leitores e escritores. “Mas ela é um episódio que vai durar alguns dias nesta semana. O despertar para a literatura começa nos primeiros anos de vida, dentro de casa, junto com as famílias, e nos primeiros anos de vida escolar. É esse processo de despertar que formará leitores e que possibilitará aos escritores auferirem renda a partir deste trabalho e que vai fazer com que a literatura cresça e se fortaleça cada vez mais”, disse.


Alexandre Brito agradeceu pelo convite, disse que se sentia muito honrado em ser o patrono da edição deste ano, sobretudo por estar ao lado do homenageado, o professor Alberto Dal Molin Filho, e chamou a atenção para o mais importante do evento. “Uma feira de livros, surpreendentemente, não é exatamente uma feira de livros, porque, acima disso, de ser uma feira com obras, livros e autores, ela é uma feira do leitor. Essa é a primeira grande surpresa”, disse. “E para além desta surpresa, o que está na centralidade de tudo isso é que é uma festa da leitura”, prosseguiu. “Eu agradeço e saúdo a 25ª Feira do Livro, dos Leitores e da Leitura de Esteio. Muito obrigado”, finalizou.


Festa da literatura


Prevista para maio e cancelada em razão das enchentes que atingiram o Estado, a 25ª Feira do Livro tem uma série de atividades, como contação de história, espetáculos artísticos e culturais, palestras, bate-papos literários e lançamentos de livros, entre outras atrações.


Os personagens principais, os livros, estão sendo comercializados por 12 livreiros, selecionados a partir de um edital publicado pela SMCEL. Também foram selecionados por edital os escritores que vão lançar obras e oferecer sessões de autógrafos durante os cinco dias de evento.


O patrono


Alexandre Brito escreve e compõe “para gente pequena, média e grande”. Suas obras foram selecionadas para o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, para a Biblioteca Itaú Criança e para os programas nacionais Biblioteca na Escola (PNBE) e do Livro Didático (PNLD) Literário do Ministério da Educação (MEC)


Em 2018, seu livro “Museu Desmiolado” transformou-se numa grande exposição que ocupou um andar inteiro do Santander Cultural. Foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2023, com o livro “E Fiquem bem”. Recebeu os prêmios Açorianos de Literatura, 30 Melhores Livros Infantis do Ano da Revista Crescer, Destaque Sintrajufe, Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e o Cátedra Unesco de Leitura, entre outros.


Lidera a banda “A Fantástica Orquestra Mirabolante” e atua no espetáculo verbo-cênico-musical “O Museu Desmiolado”, indicado em 10 categorias para o Prêmio Tibicueras de Teatro Infantil, o mais importante do estado. Presidiu a Associação Gaúcha de Escritores (Ages) de 2018 a 2022, foi conselheiro do Conselho Estadual de Cultura (CEC-RS) biênio 2020/2022 e, atualmente, integra o Conselho Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre - CMLL Poa.


Quando convidado em abril, Alexandre disse que era uma honra muito grande ser patrono da Feira, que se consolidou como uma das mais importantes da região, e que trabalharia para valorizar o mais importante em um evento deste tipo. “A leitura é o coração de uma Feira, a razão, a motivação. Que haja esse encontro do aluno e da aluna leitora com esse objeto tão simbólico que é o livro, esse elemento civilizatório fantástico e emancipador”, afirmou à época. “É uma grande responsabilidade ser patrono e, vaidades à parte, essa é a nossa razão de existir como escritor também, proporcionar esse contato com os leitores, porque escritor não existe sem leitor”, destacou.


O homenageado


O escritor Alberto Dal Molin Filho será o homenageado deste ano. Natural de  Rio Grande, no Sul do Estado, é professor e mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Qualidade pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Engenharia Mecânica, tem pós-graduação em Ecologia Humana pela Unisinos e graduação em História Natural pela PUC-RS. Também é bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais pela Unisinos, máster em Programação Neurolinguística pelo Instituto Sul Brasileiro de Programação Neurolinguística do Rio Grande do Sul e tem certificado de Estudos Avançados na área de Didática das Ciências Experimentais pela UBU-ES.


Foi professor de Ciências do Ambiente do Curso de Engenharia da Unisinos e de Biologia e Microbiologia da Fundação Liberato e em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. É autor de seis livros: Um voo para Amar, Como me Senti Quando Você Partiu, Mani – a Ciência do Amanhã, Uma Caixa de Bombons, As Faces da Gratidão e Quer ser meu Pai?


Tanto patrono como homenageado doaram livros para a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, que fica junto à Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900) e receberam presentes da Administração Municipal.


Programação*


Quarta-feira (14)

  • 9h - Contação de histórias para bebês com a Cia. Caixa de Elefante;

  • 9h30min - Bate-papo literário com Alexandre Brito, patrono da 25ª Feira do Livro de Esteio;

  • 10h30min - Debate Literário “Poete-se: ninguém nasce poeta, torna-se”, com Agnes Mariá;

  • 11h30min - Sessão de autógrafo de livro com Agnes Mariá;

  • 14h - Contação de histórias para bebês com Cia. Caixa de Elefante;

  • 15h - Palestra Literária com Pedro Guerra;

  • 16h - Contação de histórias indígenas com Verakaingang;

  • 16h - Sessão de autógrafo de livro com Pedro Guerra;

  • 17h - Cortejo Poético, com a Casa do Poeta de Canoas;

  • 19h - Encontro do clube de leitura "Ler Esteio".


Quinta-feira (15)

  • 9h30min - "O Museu Desmiolado - Um espetáculo verbo-cênico-musical”, com a Trupe Onde a Palavra se Diverte;

  • 10h30min - Contação de histórias com Bárbara Catarina;

  • 10h30min - Sessão de autógrafo de livro com Alexandre Brito;

  • 13h30min - Sessão de autógrafo de livro com Alberto Dal Molin;

  • 14h - Contação de histórias com Bárbara Catarina;

  • 14h30min - Bate-papo literário com Alexandre Brito, patrono da 25ª Feira do Livro de Esteio;

  • 15h30min - Palestra “Literatura e Youtube: formação de jovens leitores e a comunidade BookTube" com a influenciadora digital Tamirez Santos, do Canal Resenhando Sonhos;

  • 17h - Sarau Literário;

  • 17h - Sessão de autógrafo de livro com Márcio Salustiano;

  • 18h - Sessão de autógrafo de livro com Régis Pacheco.


Sexta-feira (16)

  • 9h - Soletra Esteio (anos finais do Ensino Fundamental);

  • 14h - Soletra Esteio (anos iniciais do Ensino Fundamental);

  • 15h - Sessão de autógrafo de livro com Adriana Scherner;

  • 17h - Sessão de autógrafo de livro com Elenilto Damasceno;

  • 19h - Soletra Esteio (EJA).


Sábado (17)

  • 10h30min - Roda de canções e jogos folclóricos com Carmem Lima;

  • 10h30min - Sessão de autógrafo de livro com Angela Hofmann;

  • 14h - Sessão de autógrafo de livro com Daiane Rosa;

  • 14h30min - Contação de histórias com uso de lamparina, com Carmem Lima;

  • 15h - Sessão de autógrafo de livro com Tatiana Veleda;

  • 16h - Espetáculo “CIRCOlando por aí”, com Cia. Espicula;

  • 16h - Sessão de autógrafo de livro com Dom Carlos Mitchell.

* Programação sujeito a alterações


Fonte: PME

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page