Com o tema "Nas páginas do Tempo, a história se revela", tem início na próxima terça-feira (10) a 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos de São Leopoldo na Praça 20 de Setembro – popularmente conhecida como Praça da Biblioteca. O evento, já tradicional no calendário cultural da cidade, vai contar com as tradicionais bancas de livreiros e diversas atrações literárias, música, e teatro para públicos diversos. A feira segue até 22 de setembro.
As atividades são abertas ao público em geral, e devem ser divulgadas nesta sexta-feira (6)
A feira será composta por diversos espaços, como 30 bancas de livreiros infantis e juvenis – que funcionarão de segunda a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos, das 10h às 20h –, quatro palcos, sala temática do bicentenário da cidade com “Uma cidade viva conta suas histórias”, carreta literária, praça de alimentação, café, decoração especial para fotos e muito mais.
Erny Mügge é o patrono da edição
O patrono desta edição da feira será Erny Mügge. Ele é graduado em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com Pós-Graduação em Administração, Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Gama Filho). É editor da Oikos e organizador de vários livros, além de ser membro do Instituto Histórico de São Leopoldo.
Homenageados
Neste ano são três os homenageados da Feira do Livro de São Leopoldo. O escritor Eliandro Rocha é formado em marketing e com uma carreira na literatura infantil. Atuou por mais de 10 anos em bibliotecas escolares, mediações de leitura, contações de histórias e consultor literário. Em 2013, lançou seu primeiro livro infantil “A Ponte”. Foi idealizador do projeto “A Ponte”, que arrecadou mais de 80 mil livros em todo o Brasil para as escolas de São Leopoldo atingidas pela enchente de maio.
Também homenageada, Vera Hoffmann é professora graduada em Pedagogia pela Unisinos, com pós-graduação em Educação Ambiental, na Furg. É autora do Livro “Biblioteca Escolar como Agente de Transformação do Ambiente”. Há mais de 13 anos se dedica à pesquisa e a promoção da leitura literária e das narrativas nas escolas e em espaços de educação não formal.
Para esta edição, a organização da Feira fará uma homenagem especial à Ziraldo, escritor e cartunista brasileiro. Ele é o criador do personagem Menino Maluquinho, que estará presente em diversos materiais da feira, como as sacolas que os estudantes receberão para carregar seus livros comprados. Nascido em Caratinga, em 24 de outubro de 1932, Ziraldo faleceu neste ano, aos 91 anos, no dia 6 de abril de 2024, no Rio de Janeiro. O Instituto Ziraldo é parceiro da Feira do Livro e cedeu os direitos de imagem para a utilização nos materiais.
Programa São Léo Mais Livros
Em mais uma edição, estudantes, professores, estagiários e funcionários das escolas da rede municipal de ensino receberão vales-livros no valor de R$ 60,00 para aquisição de exemplares durante a Feira.
Neste ano serão distribuídos cerca de 26 mil vales aos estudantes e 4 mil aos profissionais de educação. A iniciativa faz parte do Programa São Léo Mais Livros, instituído pela Lei nº 9.692, de 11 de novembro de 2022.
Comments