2023 se inicia como o ano dos desafios, com uma sensação de instabilidade política tanto em nível nacional, refletida pela transição de governo, com muitas incertezas sobre o rumo em que o nosso país irá tomar, quanto em nível municipal, que fechou 2022 com o nome da nossa cidade estampando as manchetes policiais da imprensa de todo o Estado. Fato que se deve a investigações aprofundadas de corrupção desenvolvidas pelas Polícias Federal e Civil, envolvendo membros do Poder Executivo e Legislativo com suposto desvio de verba pública ou cobrança de propina para obtenção de vantagens.
Em dois anos de atividade parlamentar, tenho tido uma postura rígida e fiscalizadora, buscando informações oficiais e transparência sobre temas que impactam diretamente a vida dos cidadãos leopoldenses, seja na área da saúde e desenvolvimento social, na educação e nos investimentos públicos. Além disso, diante de muitos dados obscuros também fiz denúncias ao Ministério Público para que desse início a investigações que podem dar clareza na descoberta de crimes de improbidade administrativa.
Em 2023 vamos ser ainda mais contundentes. Se necessário, vamos instaurar as comissões especiais de inquérito e abrir processo oficial de apuração de denúncias com indícios de irregularidades. Nenhuma irregularidade pode passar impune, principalmente na área da saúde em que famílias inteiras sofrem com as filas de espera e a falta de atendimento em virtude de uma estrutura precária ou uma carência de médicos especialistas, ocasionada pelo mau planejamento ou pelo impacto causado pela corrupção de agentes públicos.
Tenho sido o vereador mais propositivo, conforme dados apurados diretamente no sistema da Câmara, por manter um canal direto e ativo com a comunidade. Levantamos algumas bandeiras, antes totalmente esquecidas, como a da causa autista e conquistamos a aprovação de quatro leis que avançaram no atendimento a necessidades básicas de quem tem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nosso mandato tem se dedicado a buscar uma política justa de cobrança de impostos, com a apresentação de projetos que reduzem a alíquota de aumento do IPTU e tarifa da água e tentado impedir a aquisição de empréstimos milionários para execução de grandes obras que causam endividamento a perder de vista aos cofres públicos e o que é pior, sem qualquer projeto concreto.
Este ano, estamos ainda mais atentos para fiscalizar os atos do Executivo e garantir a transparência e nos dedicaremos ainda mais a outras áreas, além da saúde que defendo, a Educação, a Proteção da Criança e do Adolescente e o Esporte, as quais propus investimentos no Orçamento Anual.
Chegamos ao ano de preparação para receber o bicentenário da Imigração Alemã e precisamos de uma cidade sustentável, equilibrada financeiramente e que consiga atender as necessidades básicas de cada cidadão que escolheu a nossa terra para morar. O ano é de desafios, mas a fé e a minha motivação por continuar lutando por uma cidade melhor são maiores e indestrutíveis.
Jeferson Falcão Mello, é Vereador do MDB leopoldense
Comments