A 11ª edição do passeio ciclístico “Eu vou de Bike” já tem data: o evento acontece no próximo sábado, 20 de agosto. Dessa vez, a pedalada é alusiva aos 10 anos do Museu do Rio dos Sinos e faz parte da programação que celebra a data. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo link. Haverá distribuição de medalhas para os primeiros 60 inscritos e garrafas de água para os 50 primeiros.
O titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter, destaca que o objetivo do “Eu vou de bike” é de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. “Além dos benefícios adquiridos com a prática do esporte, andar de bicicleta tem emissão zero de CO2, contribuindo para a diminuição do aquecimento global e também para a diminuição da exploração de combustíveis fósseis. O passeio é uma das atividades que propomos para contribuir com o meio ambiente e uma cidade mais sustentável”, comentou
O assessor de gestão ambiental, Daniel Sauer, andar de bicicleta aumenta a sensação de ser parte ativa da cidade, transformando a relação indivíduo e ambiente, produzindo cidades mais sustentáveis e indivíduos mais saudáveis. “O ciclismo urbano consiste na utilização da bicicleta como meio de transporte para distâncias curtas. É uma forma de substituir carros e motos se integrando à cidade e garantindo mais qualidade de vida com menor emissão de gases tóxicos”, afirmou.
A concentração ocorrerá às 14h30 e a largada às 15h, no Museu do Rio dos Sinos (rua da Praia, 52). O trajeto inclui a avenida Caxias do Sul, a rua Adão Hoefel, o dique do bairro Campina até a avenida Henrique Bier. Depois os ciclistas seguirão pelas avenidas Atalíbio de Resende; Mauá, rua Clemente José Barreiro até a avenida João Corrêa com chegada na Base Ecológica do Rio Velho.
No retorno os participantes voltam pela João Correa até a parte nova da avenida Dom João Becker, rua Jacy Porto, até a rua São Caetano, contornam pelo viaduto da BR-116, acessando novamente a São Caetano até a rua 1º de Março, praça Tiradentes, ponte 25 de julho e chegada no Museu do Rio dos Sinos.
Museu do Rio
O Museu do Rio dos Sinos é parte integrante do parque Rua da Praia (Neustadt) e atua de forma conjunta e complementar com o jardim botânico de São Leopoldo e com o centro permanente de educação ambiental (Cepea), na implementação da política socioambiental do município.
Com sede nas dependências do prédio que fora do antigo Cais do Porto de São Leopoldo, a edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos - MRS, remonta a meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo. Era de propriedade da família Blauth, que explorava a navegação comercial pelo Rio dos Sinos até Porto Alegre. Já por volta de 1860, o Rio dos Sinos era apontado pelas autoridades como um dos mais importantes da província. As embarcações cruzavam o rio carregando e descarregando produtos coloniais. O destino era Porto Alegre, de onde traziam artigos da indústria para as colônias.
No início do século XX o Rio dos Sinos também sediava diversas competições náuticas, sobretudo de remo, que mobilizava centenas de pessoas. Atualmente a população pode reencontrar-se com o Rio dos Sinos, pelo espaço que converge a educação ambiental, o resgate histórico e as atividades esportivas e culturais.
Fonte: PMSL
Kommentare